domingo, 20 de dezembro de 2015

Contagem regressiva para o natal: Receita de Kurisumasu Keeki

 

Yoo Minna! 
Falta apenas 4 dias para o natal >.< ueeeeba!
E para comemorar um natal no estilo Nipon nada melhor do que um Kurisumasu Keeki.
Como foi dito na ultima postagem o Kurisumasu Keeki (Bolo do Natal) é tradicional nas vésperas de natal.
O Natal japonês é quase um segundo dia dos namorados, já que os casais tiram a noite para jantar fora, trocam presentes e terminam  a noite em um hotel de luxo, e não é considerado feriado, já que lá não muito levado o conceito cristão e sim o comercial, ou seja, comerciantes usam o natal apenas para ganhar dinheiro. Mas é claro que há exceções, já que o natal é época de ficar em casa e curtir a família.  


Então vamos a receita:

 
RECEITA
 
3 ovos
100 g açúcar
90 g de farinha peneirada
30 g de manteiga derretida
1 colher de sopa de água
400 g de creme de leite fresco gelado
5 gotas de essência de baunilha
3 colheres de sopa de açúcar
1 caixa de morango
50 ml de água
50 g de açúcar
1 colher de sopa de grappa italiana ou outro aguardente perfumado 
 
Preparo : 
 
Pão-de-ló

Bata os ovos inteiros e o açúcar em banho-maria, na batedeira elétrica ou no fouet, até a mistura atingir 45ºC (quando ao toque estiver quente, mas suportável). Retire imediatamente, continue a bater até esfriar e a mistura triplicar de volume. Coloque a colher de água e continue a bater, misturando com a espátula a farinha peneirada 3 vezes. Quando a mistura estiver bem homogênea, coloque a manteiga derretida e misture mais um pouco.
Coloque em fôrma redonda de 20 cm, untada com manteiga líquida e farinha de trigo, e vaporize a superfície da massa com água (isso evita rachaduras).
Asse em forno preaquecido (180ºC) por 25 a 30 minutos (não abra o forno durante o processo). Retire do forno, sem esquecer o teste do palito ou pressionando de leve a superfície (que deve estar firme). Sobre um pano de prato espesso, jogue de leve a fôrma de altura de 30 cm – esse pequeno choque retirará o ar e evitará que o bolo fique enrugado. Deixe esfriar sobre uma grelha por 10 minutos e desenforme sobre a grelha, até esfriar completamente.
Esse pão-de-ló fica melhor no dia seguinte. Logo que esfriar deve ser embrulhado em filme-plástico e pode ser conservado por 3 dias em temperatura ambiente, 10 dias na geladeira e 1 mês no congelador.
 
Cobertura
Bata o creme de leite gelado até começar a engrossar, junte o açúcar e a essência de baunilha. Ele não deve ficar muito duro. Em uma escala de 1 a 10, sendo 1 para o creme de leite sem bater e 10 para o batido até quase granular, a cobertura deve estar entre 7 e 8: quer dizer, espessa o suficiente para cobrir o bolo, mas leve e lisa, quase escorrendo.
 
Calda
Misture todos os ingredientes à frio, até derreter o açúcar completamente. Preencha um vaporizador com essa calda.
 
Montagem
Corte o pão-de-ló em 3 partes na horizontal, utilizando uma faca de serra. Vaporize com a calda todas as fatias e recheie com o chantilly e fatias de morangos cortadas ao meio, reservando os mais bonitos para decorar o bolo. Cubra o bolo com o chantilly e enfeite com os morangos. Refrigere por algumas horas antes de servir.
 
Espero que tenham gostado >.<!!! Meeri Kurisumasu!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário